Comment (1)

  1. M Data confirma virada de Marcio com 55,5% e vantagem de 11 pts

    Pesquisa do Instituto EM Data divulgada pelo jornal “Estado de Minas” desta sexta-feira (24/10) confirma a virada do candidato Marcio Lacerda na disputa eleitoral em Belo Horizonte. Marcio tem 55,5% dos votos válidos, enquanto Leonardo Quintão aparece com 44,5%. A vantagem é, portanto, de 11 pontos percentuais. A pesquisa foi realizada entre os 22 e 23 com 1.020 eleitores da capital, e foi registrada no foro eleitoral de Belo Horizonte sob o número 76.273.

    Leia, a seguir, a íntegra da reportagem.

    Lacerda vira e abre vantagem

    Pesquisa EM Data mostra candidato do PSB com 46,6% dos votos e Quintão (PMDB) com 37,4%

    Isabella Souto

    Infografia EM Data

    Reviravolta na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A três dias das eleições, o candidato do PSB, Márcio Lacerda, reassumiu a liderança e deverá ser eleito no domingo prefeito da capital mineira com 46,6% dos votos – aponta pesquisa realizada pelo Instituto EM Data/Veritá com 1.020 eleitores ouvidos ontem e anteontem. De acordo com o levantamento, Leonardo Quintão (PMDB) é o escolhido de 37,4% dos entrevistados, enquanto brancos, nulos e indecisos somam 16,1%. Excluindo-se esses votos, a diferença entre os candidatos é ainda maior: 55,5% a 44,5%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

    A inversão nas posições neste segundo turno – na primeira pesquisa EM Data realizada na semana passada, o peemedebista assumia a liderança com (47%) praticamente o mesmo percentual que hoje tem Lacerda – pode ser explicada por dois fatores, na opinião do cientista político Adriano Cerqueira, diretor do EM Data. Em primeiro lugar, a propaganda eleitoral do socialista foi bem superior à de Leonardo Quintão, diferentemente do que aconteceu no primeiro turno. Além disso, o peemedebista teria demorado a se justificar aos eleitores sobre o polêmico “chute na bunda” dito durante convenção do PMDB em Ipatinga, cidade governada pelo seu pai, Sebastião Quintão.

    “O chute na bunda pegou mal para ele (Quintão). Ele demorou a reagir e reagiu mal, apresentando três versões”, explicou Cerqueira. O candidato do PMDB justificou-se de três maneiras diferentes: que se referia a uma “brincadeira de política”, a ladrões e depois a corruptos. Embora tudo indique a vitória de Lacerda, o cientista política adverte que até domingo ainda podem acontecer fatos novos que mudem a história das eleições. “O eleitorado de Belo Horizonte não tem se mostrado muito fiel ao seu candidato”, justificou.

    Basta analisar que no primeiro turno os candidatos protagonizaram uma disputa apertada: 43% a 41% para Márcio Lacerda. Nas pesquisas realizadas na semana passada Leonardo Quintão apresentava uma larga vantagem sobre o adversário – que nesta semana já foi invertida. A “infidelidade” pode ser vista na pesquisa. Do total de entrevistados, 66,8% afirmaram que não vão mudar o seu voto, enquanto outros 15,8% admitem que até domingo podem alterar seu candidato. Não quiseram responder ao questionamento 17,5% dos eleitores.

    Há ainda o poder de influência da mídia eletrônica. A propaganda eleitoral gratuita termina hoje, e a realização de debates – uma emissora promove hoje o quarto encontro entre os candidatos – também pode repercutir no eleitorado.

    A pesquisa realizada pelo Instituto EM Data foi registrada no foro eleitoral de Belo Horizonte sob o número 76.27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *