O Jam Sessions & Colabs é uma temporada de conversas (que serão sistematizadas e compartilhadas em formato podcast) sobre a relação das pessoas com a prática artística e “o mundo aqui fora”. Procuro pessoas que compartilham desse mesmo sentimento.
São episódios com cerca de uma hora de duração, onde a ideia é conversar sobre artes e a vida, compartilhando experiências, histórias e curadoria de referências.
Vou falar com pessoas que gostam de música, fotografia, artes visuais, dança e será uma alegria poder ter vocês nessa experiência comigo!
Confira o episódio mais recente:
As artes têm esse poder de conectar as pessoas e começar boas conversas. Falo disso baseado em duas (ou três) perspectivas: a de apreciador e da minha própria experiência enquanto baterista e fotógrafo. São formas poderosas de observação, expressão e desenvolvimento.
Compartilhar o que vejo, escuto e estudo é o começo de uma conversa. Lembrar de uma pessoa querida ao ouvir uma música é uma oportunidade de conexão.
Além de experiência, exercícios e estudos relacionados aos ofícios, percebo que é possível transpor os aprendizados e práticas para outros aspectos e momentos da vida: da tomada de decisão às relações com família, amigos e trabalho. Como disse o baterista Antonio Sanchez, compositor da trilha sonora de Birdman (2014), “tocar em uma banda é um dos maiores exercícios de democracia“.
Tocar bateria me ensina sobre comunicação e trabalho em equipe, fotografar me convida a observar e procurar novos olhares. Além de entregar uma música ou uma foto, esses exercícios também me fazem olhar para dentro, em um aspecto de autodesenvolvimento.
Sei que não sou o alecrim dourado nessa descoberta. Muita gente que transita nesses espaços também faz essas correlações, transbordando os aprendizados e expressões das artes para as outras áreas da vida e vice-versa.
Tenho o privilégio de conhecer muita gente que pode conversar sobre esse tema e quero entrevistá-las.