A música não é descartável

13 de julho de 2025
Posted in Música
13 de julho de 2025 Felipe

A música não é descartável

Para começar, um pouco de contexto. Faz umas duas semanas que “redescobri” o Living Colour, banda de hard rock formada nos Estados Unidos em 1985. A redescoberta veio muito por conta do Leandro Duarte, que me encaminhou a incrível apresentação da banda no Tiny Desk Concert.

Empolgado pela apresentação no Tiny Desk, corri para ouvir o “Vivid“, disco de estreia da banda e lançado em 1988. Uma mistura de heavy metal com funk rock absolutamente incrível. Inclusive, “Cult of Personality” e “Glamour Boys” dizem muito sobre a vida de aparências e “verdades” que vemos nas redes sociais.

Aí, achei esse trecho de uma entrevista do vocalista Corey Glover, que é praticamente uma declaração de amor para a música. Ele diz que “a música está sempre conosco porque é a referência de como estamos nos sentindo, quando aprendemos ou vivemos alguma coisa”. Em seguida, propõe um  exercício: lembrar da música que você ouviu quando se apaixonou, quando você descobriu algo sobre você, quando seus filhos nasceram, quando você conquistou alguma coisa… música não é descartável.

 

Pra mim, soou como um convite. E, indo para o trabalho, lembrei…

… de “Fora da Ordem” do Caetano Veloso, no primeiro show que assisti na vida, no Palácio da Artes em 1992.

… de quando eu morria de medo do monólogo do Vincent Price em “Thriller”, aos seis ou sete anos de idade.

… de quando a Carol me mandou “I Melt with You” logo no comecinho do namoro.

… de cantar mentalmente “Isn’t she Lovely” do Stevie Wonder no nascimento do Samuel.

… de como o disco “Hello Rockview” do Less Than Jake foi o meu apoio na transição da adolescência para a vida adulta. (Escrevi sobre isso em 2012).

… e de como “1999” do Prince foi o meu apoio nos primeiros meses morando em São Paulo.

A lista vai e vai. Acho que faz sentido compartilhar isso porque 1) é importante colecionar e compartilhar referências; e 2) é legal começar a semana com um pouco mais de otimismo. Música não é descartável e é uma forma linda de saber mais sobre as pessoas e de praticar a curiosidade.

Por isso, adoraria saber quais são as músicas que são a trilha sonora dos momentos mais importantes da sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *