26 de março de 2016 Felipe

Silêncio

A artista plástica Olivia, a Whippet.

A convivência nas grandes cidades é um paradoxo. Durante o empurra-empurra do transporte público, onde corpos esbarram de maneira abrupta, ou mesmo se deslocando pelas ruas, as pessoas buscam o recolhimento e o acolhimento em si mesmas, utilizando seus fones de ouvido.

Em “Silêncio” – seu novo trabalho – Olívia, a Whippet, mostra a sua angústia com a falta de interação e comunicação dos humanos, propondo uma reaproximação com comportamentos de outrora.

"Silêncio" (Apple Earpods) - 2016.

“Silêncio” (Apple Earpods) – 2016.

Ao desconstruir fones de ouvido, a artista afirma seu desejo de ver uma nova forma de convivência das pessoas. Despidos de um escudo auditivo, os humanos são obrigados a escutar o som ao redor, (re)criando vínculos com aquilo e aqueles que os cercam. Olívia acredita que a capacidade de ouvir está em falta nos dias de hoje, especialmente no período atual do Brasil.

O awareness político-social não é a única característica da obra e da artista. Ao utilizar fones de ouvido da Apple, Olívia passa um forte statement: Marcas estabelecidas não são sinônimo de status ou poder, já que são igualmente frágeis sob sua ótica.

Felipe

Jornalista mineiro que mora em São Paulo. Interessado em fotografia, comunicação, esportes, música, mobilidade e bicicletas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *