8 de outubro de 2013 Felipe

O que uma série invicta e vacas deitadas têm em comum?

Vacas Deitadas | Crédito: Fatos e Fotos

(E a relação entre vacas em pé e a série de derrotas)

Não é uma pegadinha. É somente uma incrível coincidência. O amigo Caco Ponsirenas é um grande fã do IgNobel, aquele prêmio insólito para pesquisas que não merecem o Nobel. E outro dia falou com grande entusiasmo da pesquisa vencedora do Ignobel de estatística de 2013. Copiei a arte da Folha para explicar.

Editoria de arte FolhaPress

Editoria de arte FolhaPress

Em suma, Bert Tolkamp e seus colaboradores provaram que “quanto mais tempo uma vaca permanece deitada, maior é a probabilidade de que se levante”. No entanto, não se pode dizer o mesmo da situação contrária. Ou seja, “quando uma vaca fica em pé, não é possível prever com facilidade quando se deitará novamente”.

Pois bem, guarde isso. Represento 50% da torcida cruzeirense da firma. E claro, dada a boa fase do time, sou lembrança comum em rodas de café e conversas de corredor, fruto dos 11 pontos de vantagem para o Grêmio e de uma série invicta que já dura 12 jogos. A última lembrança foi de um São Paulino, confiante que seu time irá encerrar esta série. E comentei isso hoje com o Caco, entrando no elevador. E foi uma epifania mútua quando ele respondeu que as chances disso acontecer estavam aumentando. E mais, o mesmo não poderia ser dito do Coritiba, seu time do coração, que amarga uma sequência de reveses.

Daí concluímos que uma série invicta é como uma vaca deitada. Quando maior é sua duração, maiores são as chances dela acabar. E que a série de derrotas é as vacas em pé. Você não consegue prever quando ela vai acabar.

Eu estou quase amarrando a minha vaca no chão. E acho que o Caco está desesperadamente tentando fazer a dele deitar logo. 🙂

(Me senti muito inteligente fazendo essa associação, registre-se).

, , , , , ,

Felipe

Jornalista mineiro que mora em São Paulo. Interessado em fotografia, comunicação, esportes, música, mobilidade e bicicletas.

Comments (4)

  1. Walteen

    Reza a lenda que a pesquisa que ganhará o IgNobel 2014 aponta que quando a vaca se levanta, a tendência é que ela vá pro brejo. 🙂

  2. Meu caro, gostei deveras do texto e da associação, a despeito da nossa rivalidade futebolística. E é por ela mesmo que não resisto em comentar que as suas vacas aí são alvinegras. 🙂

    • Vinicius Mundim Zucheratto e Figueiredo

      E finalmente vai acabar essa lenga-lenga do Cruzeiro com a mão na taça. Domingo queria estar fora de BH rsrsrs. O céu e as ruas vão ficar rosas…
      Mas voltando à vaca deitada: se pegar a série invicta do Galo no Independencia poder-se-a dizer que alguém teria passado superbonder nas vacas, e que só o furacão foi capaz de levantá-las. 😛

      Bom texto, Cabeça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *