31 de julho de 2012 Felipe

Londres 2012 (4) – Rafaela Silva

Londres 2012

O dia de ontem foi marcado pela polêmica envolvendo a Rafaela Silva. A judoca fez um movimento ilegal e foi desclassificada. Desde 2009 ou 2010, é proibido atacar as pernas do adversário de forma direta. No Sportv, o ex-judoca Flavio Canto explicou qual foi o erro dela. Também ex-judoca, Daniela Zangrando explica a mesma coisa neste vídeo. É aquela coisa, a regra pode ser até idiota, mas tem que ser cumprida. Não acho que tenha sido uma tentativa de burlar as regras. Acho que é muito difícil você manter a tranquilidade aos 19 anos e em sua primeira competição olímpica. Na hora do aperto, muita gente perde a razão, e foi o que aconteceu com a Rafaela.

Foi triste ver a judoca chorar copiosamente no tatame. Mas foi igualmente triste ver seu comportamento no twitter. Ela disparou xingamentos e impropérios para quem a criticou. Aliás, vou contemporizar. O amigo internauta que utiliza o twitter pegou pesado demais, apelando para comentários preconceituosos que faziam menção à raça e o bairro da judoca. Ela mora na Cidade de Deus. Eu também perderia as estribeiras com comentários deste tipo. Por outro lado, agora que está em evidência, Rafaela tem que aprender a relevar as críticas light, provavelmente feitas por pessoas que estão acostumadas com UFC e não viram meia luta de judô na vida.

Mas ela é jovem e pode aprender. Pelo menos é o que a gente espera!

, , ,

Felipe

Jornalista mineiro que mora em São Paulo. Interessado em fotografia, comunicação, esportes, música, mobilidade e bicicletas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *