28 de novembro de 2011 Felipe

O que devemos priorizar em um blog?

Outro dia, durante o almoço, pesquei uma animada conversa sobre blogs. Quatro pessoas, presumo que são colegas de trabalho, estavam pensando em começar um blog coletivo. Entre conversas sobre editorias e frequência de postagens, começaram a falar sobre layout e concluíram que ele representa cerca de 60% do projeto.

Pensei com meus botões sobre esse assunto e discordo. Acho que layout tem 20% 10% da importância de um blog. 40% 80% vai para o conteúdo e 40% 10% para arquitetura e usabilidade. “Ah, mas layout, arquitetura e usabilidade são a mesma coisa”, podem dizer. Eu acho que elas se correlacionam e é aí onde mora o perigo.

Nesses quase dez anos de blog (dez anos é muito tempo), já priorizei layout e já priorizei conteúdo. De alguns anos pra cá, comecei a colocar a usabilidade na conta e talvez seja esse, um dos motivos para utilizar o template padrão do WordPress. De nada adianta um conteúdo bom que é difícil de ler ou navegar. Ou um layout lindo com um conteúdo ruim ou navegação horrível, por exemplo. Deu pra entender o que eu quis dizer?

Só queria compartilhar esse pensamento. Fosse eu cara de pau, acho que daria esse conselho pra turma. Será que deveria dar alguma outra dica? Escrevam aí!


Atualização (29/11): Depois da gravação do Ainda sem Nome de ontem, resolvi mudar as porcentagens pra algo mais sensato. 🙂

, , ,

Felipe

Jornalista mineiro que mora em São Paulo. Interessado em fotografia, comunicação, esportes, música, mobilidade e bicicletas.

Comments (3)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *