23 de janeiro de 2011 Felipe

Fotos e seus fotógrafos


Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipemenhem82/felipemenhem.com.br/site/wp-content/themes/brooklyn/partials/blog/content.php on line 92

*Esse post nasceu de um compilamento das minhas argumentações em relação à essa foto. A discussão é longa, e está registrada no Facebook.

Um amigo postou no twitter uma foto com a frase “You’re not a photograper. You just have an overpriced camera”. Deu uma discussão tremenda.

Na minha opinião, a frase não se sustenta e não é melindre, agora que tenho uma câmera “overpriced”. Ora, a pessoa pode gastar dinheiro com o equipamento que ela quiser. Sendo seu ganha-pão ou não, é um direito dela. Agora, se ela vai se apresentar como fotógrafo (ou músico, ciclista, chef de cozinha…) já são outros 500. E francamente, se o cara se acha o melhor, mas é sua diversão, não nos interessa muito a qualidade da sua produção. Muito mais grave que isso é ouvir (caso real) um “profissional” chegar pra mim e dizer “sou fotógrafo, mas nem sei o que é exposição ou diafragma”. É como um médico ignorar a assepsia.

O equipamento não faz a profissão (ou a ação). Caras bons serão bons mesmo com equipamentos ruins. E isso, volto a afirmar, não impede que entusiastas de qualquer coisa gastem dinheiro comprando excelentes equipamentos. Só porque sou amador, não significa que sou obrigado a fotografar com câmera ruim, jogar bola com tênis furado ou cozinhar com faca de manteiga.

Se for pra essa discussão render mesmo, sugiro começarmos a debater “o que faz um fotógrafo” ou “o que é arte” e por aí vai. E não ficar dando voltas e falando da relação da pessoa com seu equipamento.

,

Felipe

Jornalista mineiro que mora em São Paulo. Interessado em fotografia, comunicação, esportes, música, mobilidade e bicicletas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *