16 de janeiro de 2008 Felipe

De Londres até Helsinki

Capítulo 1: Nada como um pouco de drama para adicionar emoção em um dia comum

Saí da casa do Gui rigorosamente no horário, pra chegar com folga em Stansted, onde eu ia pegar o vôo pra Helsinki, às 11 da manhã. Peguei o trem às 8h40 e chegaria no aeroporto às 9h25. Na única parada, em Tottenham Hale, o condutor avisa que “devido aos atrasos na linha, esse trem não parará em Stansted. Os senhores serão desviados para a estação tal onde pegarão um ônibus pra ir pro aeroporto”. Isso demoraria mais de uma hora, e já eram 9h10. Ou seja, meu tempo de sobra tinha ido pro espaço. Sorte de todos no ônibus que o motorista, em bom português, desceu a lenha na estrada e cheguei quatro minutos antes do check-in da Blue1 fechar. Tudo em vão, porque o vôo tinha sido cancelado, sem maiores explicações.

Fomos mandados pra Heathrow, que é o maior aeroporto de Londres e fico no extremo oposto de Stansted. Uma hora e tanto depois, lá estavámos para ser encaixados em algum vôo pra Finlândia. Achei que tinha dado sorte, porque me colocaram no vôo da Finnair, que saíria às 18hs e chegaria aqui em Helsinki às 23h. (São três horas de vôo mais duas de fuso). Só pra manter a regra do dia o vôo também atrasou e eu pousei pouco depois da meia-noite. Pelo menos, a Finnair é a segunda companhia mais segura do mundo. O último acidente com mortes foi em 1963, o que me deixou tranquilo. Comissariado alvo e loiro, igual a quase todos os passageiros.

Parte 2: Helsinki

Foi por o pé na cidade que deu uma nevasca. Meu primo disse que foi igual garoa, porque neve de verdade é mais pesado que isso. Hoje dei um passeio pela cidade, munido de um guia que indica seis caminhos a pé passando por pontos de interesse. No geral, é uma cidade muito bonita, que deve ser mais feliz no verão. Os finlandeses ficam mais silenciosos e introspectivos no frio. Desnecessário dizer que o idioma é impossível de ser compreendido. 5% da população fala sueco e existe uma lei obrigando o uso desse idioma em placas e avisos. A sorte que a população jovem fala inglês, o que ajuda bem. Destaque para a Cadetral e a praça do Senado. A Cadetral impressiona pelo tamanho, mas a decoração interna é muito simples.

As fotos que acompanham esse post já são de Helsinki, e estão com link para o Picasa. Legendas em breve lá.

Comments (3)

  1. Icthecat

    Que beleza a placa da bicicletinha na primeira foto.

    Tenho inveja das cidades ciclísticas, é branca, uma meia vontade de estar lá…na verdade de que lá fosse aqui.

    Go go go cabeça!

    Os relatos estão muito legais.

    Abraço

  2. Meu filho vai se chamar “Heathrow”, é um nome manero…
    .
    Vou fazer uma caricatura sua pra vc postar em algum canto…
    Fica ligado!
    Keep’onPosting

  3. Cara, que surpresa voltar aqui depois de tanto tempo e ler seus relatos , que pelo o que eu vi, é comum essa sua viagem…

    Quando a internet é usada de forma correta, pessoas igual a mim ficam felizes. Podemos viajar…

    abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *