28 de fevereiro de 2007 Felipe

Cada um faz o que pode

hondaracingf1.comE no lançamento do modelo 2007 de seu carro, a equipe Honda lançou também o site My Earth Dream, com o objetivo de alertar o mundo para as causas ambientais. Ao invés de patrocínios e pinturas, o carro tem estampado uma foto da Terra.

Eu gostei demais da idéia. Utilizar o alcance global da Fórmula 1 para fazer o alerta de que nosso mundo está acabando é interessante e válido. Sem contar o marketing institucional e a promoção da marca, posicionando a Honda como uma equipe de ponta e preocupada com os rumos do planeta. Se não me engano, a categoria utilizará combustível renovável em 2009, embora o consumo anual somado de todas as equipes é inferior ao de uma simples viagem de avião entre o Rio de Janeiro e Paris.

Contudo, como bem disse o Caio sobre o projeto “Amazônia para Sempre”, o que é necessário fazer é levar e discutir esse assunto na grande mídia. Claro, o aquecimento global e o uso de energia renovável são pautas constantes (e o Oscar de melhor documentário também trata dos assuntos), mas a falta, ou a demora na tomada de ações é que me preocupa.

Comments (4)

  1. André

    Muito boa esta iniciativa da Honda! Irá conseuir (se tiver interesse) passar a ideia de que o mundo esta doente, e que precisa de cuidados…
    Não só fazer um carro bonitinho, mas a idéia deve ser bem transmitida!

  2. Tiago Augusto

    Curioso é que até 2 meses atrás, quem bancava o carro era a Lucky Strike… mudança de conceitos bem rápida, nao?

  3. Natália

    É… O negócio é que a situação tá tenebrosa há muito tempo e agora ficou na moda falar disso.
    Mas nós continuamos na nossa vidinha medíocre, consumindo/criando quilos de lixo por semana, comprando os mesmos produtos (independente de quem produziu e como o fez), tomando banhos longuíssimos, varrendo a calçada com a mangueira, não reciclando lixo, colocando gasolina no carro…
    Fato é que todo mundo só se mexe quando o incentivo é maior e palpável. Ou seja, quase sempre, quando o incentivo pega no bolso.
    A longo prazo, achamos que tudo tem salvação. Amazônia em chamas, calotas polares derretendo, rios diminuindo e cada vez mais poluídos? Ficamos chocados, mas só quando isso implica em uma conta de água mais alta, e, principalmente, contas de médicos, remédios e supermercados inimaginavelmente altas, aí sim, estaremos todos empenhados na luta contra o aquecimento global.
    Mas, meus caros, sinto dizer que acho que já é tarde… Podemos diminuir a crise, mas evitá-la? Jamais. Mais uma vez os mais pobres (países ou indivíduos) vão se dar mal com as consequências do aumento da temperatura, um bando de gente vai morrer, e aí sim, pensaremos se vamos ou não viver com mais respeito por esse mundo. Porque o mundo pode sofrer, mas reage e continua. Nós é que, com toda essa grandiosidade egocêntrica, nos esquecemos de que somos só mais uma espécie que por aqui passa…
    Boa dia, e boa sorte!

  4. A queima de combustíveis fósseis é uma das principais causas do Efeito Estufa. O setor de transportes é responsável por 25% do total das emissões causadoras do efeito.

    Sendo assim, como aliviar a imagem da indústria automobilística, para que a culpa continue parecendo ser só do Bush e de quem desmata as florestas? A maneira mais comum é ignorar a responsabilidade dos automóveis e atribuir uma imagem de consciência ecológica aos carros e às montadoras.

    Na integra: http://z004.ig.com.br/ig/22/22/112022/blig/freeride/2007_02.html#post_18783596

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *