18 de janeiro de 2007 Felipe

Censura velada?

COB proíbe transmissão ao vivo dos Jogos Pan-Americanos pela Internet

Apesar de “reconhecer a Internet como importante meio de comunicação e promoção do esporte” em sua diretriz à imprensa, o CO-Rio impôs fortes restrições: essa mídia não poderá apresentar nenhuma reportagem com imagens da competição, entrevistas exclusivas e até mesmo treinos em locações oficiais.

É um assunto até delicado, embora tenha a certeza que a decisão é uma medida imbecil. Primeiro porque tem cara de uma censura velada contra os portais e segundo porque ela é completamente inútil e cheia de buracos. Um veículo que atinge 21 milhões de pessoas no país não pode ser simplesmente largado pra lá. Aliás, é a segunda vez que o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) comete essa burrice. Em 2004, os jornalistas de web sequer conseguiram credenciamento para a cobertura dos jogos de Atenas. Adicionalmente, todos os canais de TV e emissoras de rádio possuem portais. Como você fala pra Globo ignorar o elefante branco que é a globo.com? A Globo tem todo aquele material armazenado no Globo Media Center e certamente tentará colocar lá também o conteúdo dos Jogos Pan Americanos que ela tanto patrocina. Em menor escala, como proibir a Itatiaia de transmitir a sua programação pela web?

A parte furada dessa determinação é a proibição que impede os portais de disponibilizar vídeos e fotos durante ou logo após os ventos. Contudo, esqueceram-se dos celulares e câmeras digitais dos que pagaram ingresso pra ver os jogos. Certamente o Youtube será recheado de vídeos dos eventos. Melhor assim.

No Brasil, o aparelho de TV está presente em 97% dos domicílios e a internet em 14% dos domicílios com forte concentração nas classes A e B. Apenas 5,6% do total de domicílios no país possuem acesso a redes de banda larga, necessária para reprodução com qualidade de imagens em movimento.

Outra coisa que eu não engulo é a argumentação acima. Quer dizer, vou ignorar a possibilidade de transmitir a informação por outro meio só porque 5,6% dos domícilios no país utilizam banda larga? Sei que parece passional demais e ate ingênuo até certo ponto, mas analisando de várias formas (usuário, jornalista, [ex-]profissional de internet) me parece ignorância demais esquecer por completo (seja por pressão dos outros meios ou burrice mesmo) a internet.

Comments (6)

  1. O que esperar de um país que finge que não vê os seus problemas do cotidiano. São denúncias contra políticos, assaltos, roubos, quadrilhas que mandam e desmandam por aí. Enquanto isso, os poderosos só pensam em seus interesses financeiros. Pode ter certeza: essa decisão não é uma censura e sim uma reserva de mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *