19 de setembro de 2003 Felipe

Gugu e a ética

Justiça proíbe veiculação do “Domingo Legal” no próximo dia 21
Na verdade isso serve de gancho para o que eu quero falar. Esse episódio retrata bem o “jornalismo de entretenimento” que virou corrente entre as TVs. O esquema é fazer uma reportagem séria se tornar um show. Só que desta vez nosso amigo Gugu Liberato resolveu brincar com algo mais perigoso e “sem querer” ameaçou uma porção de pessoas famosas. O que era um furo jornalístico se tornou um dos maiores micos da TV.
Não sei de quem é a culpa e estou pouco me importando, só sei que um dos princípios básicos do jornalismo, sempre checar as fontes, foi esquecido. Como você coloca no ar, por exemplo, uma ameaça de sequestro ao Padre Marcelo e não confere se os caras são realmente bandidos?
É algo que sempre me deixou puto. Pra quê estudar ética no jornalismo, se no dia-a-dia vemos milhões de exemplos contrários?

Felipe

Jornalista mineiro que mora em São Paulo. Interessado em fotografia, comunicação, esportes, música, mobilidade e bicicletas.

Comments (3)

  1. tecnoCOP

    Voce estuda etica no jornalismo, pra saber diferenciar o que é e o que nao é etico… para que assim, voce consiga discernir o certo do errado, e consiga entender se o que voce vai fazer está “certo”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *