Para a d. Pilar

3 de dezembro de 2025
Posted in Oh vida!
3 de dezembro de 2025 Felipe

Para a d. Pilar

Pilar fez 70 anos na semana passada, comemoramos em uma festa linda no sábado, onde eu falei as palavras abaixo:

“Quando pedi pra falar hoje, eu pedi ajuda a um amigo da mamãe e da Natália, que não está aqui hoje, mas que elas verão em alguns dias, chamado Gilberto Gil.

Ele fala que ‘do luar não há mais nada a dizer, a não ser que a gente precisa ver o luar‘. 

Eu pensei, se trocar Luar por Pilar, será que ainda há o que dizer? E sim, há o que dizer e a gente precisa ver na Pilar.

E fiz um exercício de lembrar a mamãe. Quatro pequenas passagens da infância:

Aos seis anos, vi uma mamãe emotiva chorando tentando colocar um vestido na Tutu, que muito segura de si desde sempre dizia que não queria usar aquele vestido. Hoje, o Samuel estava 100% Tia Tutu dizendo ‘não vou colocar essa roupa‘ enquanto a gente tentava vir pra festa.

Na mesma época, lembrei da mamãe sempre engajada politicamente. No meio da noite, levantei e fui para o quarto dos meus pais e perguntei pra ela se eu podia dormir com eles. ‘Só quando o governador sair‘, foi a resposta.

Aos oito, a mamãe cuidadosa que desceu em desabalada carreira para salvar eu, Tiago e Lucas, meus primos, na grade do Mineirão quando um enxame de abelhas resolveu piorar a tarde em um Cruzeiro e Corinthians que tomamos um gol do Neto.

Aos dez, inconformado por não poder ir ao cinema com ela para assistir 1492, disse ao vovô Pancho uma heresia: ela era minha ex-mãe.

E são muitos mais casos ao longo da vida, mas não quero tomar o tempo da festa.

A Dona Pilar é a pessoa que sempre me ensinou a não enxergar o óbvio e a questionar as coisas. Eu acho que esse é um presentão: poder ter crescido na casa de Teteca e das cinco Marias, onde a discussão, as perguntas e as conversas sempre tiveram um lugar muito nobre. E mais do que isso, poder entender que é possível ser contra todas as autoridades, exceto as mamães.

É alguém que pode te contar sobre as séries de streaming e sobre os resultados do vôlei com profundidade. A leitora ávida, a apaixonada por música que estava comigo no meu primeiro show: Caetano Veloso na turnê do Circuladô de Fulô no Palácio das Artes, que adora o disco “Stars” do Simply Red e Jive Bunny and the Master Mixers, o ‘disco do coelhinho’.

Tem a melhor adaptação da piada do diálogo entre a pá e o boné. Que explora os 26 estados da federação mais o Distrito Federal, além de Nova York, Austin, Buenos Aires, Luanda, Moscou e Roma como ninguém. E aliás, poderia fazer um site só com reviews de hotéis e restaurantes nessas andanças. 

É alguém que incorpora a famosa frase da vovó Teteca: ‘tem pão, tem leite, tem tudo aí‘ como ninguém. Para ela, o encontro com as pessoas é mais importante do que a pompa e a circunstância.

Das tardes das unhas encravadas no Dr. Scholl aos primeiros dias tensos de vida do Samuel, mamãe estava ao meu lado e foi quem trouxe paz e consciência para esse que vos fala hoje. Ela conseguiu acalmar até duas pessoas que estão aqui, mostrando que seu coração tem espaço para DUAS melhores amigas: Eugenia e Cleuza.

Pra fechar, eu queria falar da coragem e do propósito da mamãe, com sua carreira e missão firmes na construção de uma educação pública de qualidade, na redução das desigualdades, e agora, pelo direito das crianças e dos adolescentes nesse Brasilzão. Muitas vezes, lidando com pessoas que a gente não concorda, com gritaria e discussões, e carros de som na porta de casa às 7h da manhã. 

E, no caminho, ensinando que a vida é maior do que isso. Do mesmo jeito que eu tenho certeza que Ravi, Aurora, Samuel e a Maria Tereza, que está aqui nos se preparando para conhecer esse mundão, terão muito orgulho da vovó Pilar, do mesmo jeito que ela nos orgulha como mãe, irmã, amiga, prima, cunhada, sogra, chefe e conselheira.

Obrigado, mamãe, por tudo até aqui e mostrar que os sonhos não envelhecem.

Feliz aniversário!”

(Registro lindo feito pelo Jose Márcio Cruz)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *