Ainda bem que estou aqui

31 de dezembro de 2021
Posted in Divagações
31 de dezembro de 2021 Felipe

Ainda bem que estou aqui

Todo ano, sempre que termino esse texto-retrospectiva, penso que deveria começá-lo em janeiro do ano seguinte, de modo que possa me referenciar em algo mais estruturado e menos baseado nas lembranças ou parcas referências. Resolvi pôr isso em prática esse ano, fazendo anotações, seja no editor de texto, mandando mensagens no whatsapp para mim mesmo ou alimentando minhas playlists mensais. “O texto final de 2021, esse vai ficar joia“, pensava comigo mesmo.

Fiz isso por dois meses e meio, entre janeiro e o meio de março. Afinal, março chegou e junto com ele, o meu grande acontecimento de 2021: o diagnóstico e cirurgia para a retirada do tumor que morava na minha cabeça há uns bons anos. Essas anotações e reflexões não estão aqui nesse texto. De uma forma ou outra, elas aparecem em tudo que escrevi sobre esse processo.

Aparecem também nos outros textos de final de ano, mas de uma maneira quase ingênua, que é identificar o que incomoda e não tomar ação. Em 2021 foi diferente, porque junto veio o alerta da finitude. Por um breve momento após o diagnóstico, pensei que estava próximo da linha de chegada da vida. “E se eu não estiver aqui no final do ano?

Estava redondamente enganado. Estou aqui no final de ano, muito bem e saudável, com uma vontade louca de colocar planos pra frente. Olhando pra fora, sou muito agradecido e me sinto sortudo por ter recebido tantos carinhos, orações, desejos de recuperação, apoios logísticos e financeiros e um tratamento médico e clínico de primeira linha. Olhando pra dentro, passar por isso tudo e (ainda) pensar na finitude ajudam no meu processo de construção e para colocar mais ação nas coisas, bem na linha do que escrevi aqui.

Junto com os outros acontecimentos, 2021 estará registrado um ano ímpar, com a intenção figurada da palavra. Ler as notícias do Brasil nos exigiu paciência e maturidade, junto com uma vontade louca de fugir. Vi a partida da vovó Rachel e do Miguel Thompson. Duas pessoas que, em diferentes aspectos, sinto muita falta e cujos legados serão sempre respeitados. Encerro também um capítulo profissional, me despedindo da 42formas, empresa que ajudei a criar e minha casa por quase oito anos.

Ao mesmo tempo, 2021 serviu para muita coisa boa. De cara, pude amar e ser amado, amadureci, pude celebrar esse carinho que recebi de amigos e familiares. De maneira tímida, pus minha loja de fotos no ar, trabalhei razoavelmente bem e saio com a sensação que 2022 será uma colheita de coisas que seguirão por um longo tempo: uma festa para celebrar uma história de amor, um novo trabalho e mais tantas possibilidades de exploração, descobrimento e coragem. Começo e celebro tudo isso não por medo da finitude, e sim porque não faz sentido ficar esperando pelas coisas boas.

Pra fechar, no finalzinho do ano passado, fiquei muito tocado com o filme “Soul” e compartilhei esse trecho da crítica feita pelo Indiewire:

“Como algumas das melhores composições de jazz, Soul usa uma estrutura tradicional para desviar em muitas direções inesperadas, de modo que mesmo o ponto final inevitável pareça certo”.

O “ponto final” seria terminar o ano de uma maneira melhor do que comecei. E foi assim, mesmo com os desvios para direções inesperadas.

Feliz ano novo!

Comments (3)

  1. Cida Lacerda

    Felipe, já escrevi e repito: uma honra estar junto com você em 2021. Aprendi demais com você e o meu amor de tia só ficou ainda mais forte e belo.
    Que 2022 seja gentil com você, como você tem sido com tudo e todos e todas ao seu redor.
    Te amo!

  2. Zero

    Felipe, adoro ler seus escritos, divagações ou o nome que se queira dar. Suas palavras iluminam a minha caminhada…..

  3. Lucia

    Felipe, é bastante encorajador começar o ano lembrando o quanto foi impressionante o seu enfrentamento. Você nos ensinou muito mais do que imagina e, com certeza, em 2022, seguiremos aprendendo com os frutos da sua determinação, energia e leveza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *