10 de agosto de 2012 Felipe

Londres 2012 (6) – A visão de mundo

Olympic Park London 2012 por williamsdb | Flickr cc-by-sa

Olympic Park London 2012 por williamsdb | Flickr cc-by-sa


Londres 2012

(Perdão pela falta de notícias e posts olímpicos. A semana foi corrida.)

Não é nada, não é nada, mas os Jogos Olímpicos são uma oportunidade pra apurarmos a nossa visão de mundo. Enquanto reclamamos da falta de medalhas, vemos quatro atletas disputando os Jogos como atletas independentes, a polêmica envolvendo a participação de atletas muçulmanas e o projeto estatal pra transformar o Cazaquistão em uma potência olímpica.

Só pra pegar o primeiro exemplo. Sabe o pouco caso que fazemos da “ignorância” dos navegadores do Séc. XV? “Nossa, eles eram burros, achavam que a Terra era quadrada” etc e tal? Pois é. As Antilhas Holandesas foram dissolvidas em 2010 e eu não fiquei sabendo. Com isso, três das ilhas foram anexadas à Holanda, e outras duas formando territórios autônomos. A ideia era que o Comitê Olímpico local continuasse funcionando após a dissolução, mas o COI acabou com a inscrição em 2011. Deram duas opções atletas classificados para os Jogos. Ou competiam de forma independente ou escolheriam a bandeira da Holanda ou de Aruba. Caso parecido é o de Guor Marial, do Sudão do Sul. Seu país ainda não tem comitê pós-independência, que aconteceu em 2011. Marial correrá a maratona por ele e só.

Quer dizer, o caso das Antilhas aconteceu perto da gente e a maioria nem ligou para isso. Como também demos de ombros pras atletas muçulmanas ou para a forma curiosa que o presidente cazaque está investindo no esporte. E existem outros milhares de exemplos por aí. Ok, em última instância podemos dizer que não é problema nosso, mas sei lá. De vez em quando é bom a gente lembrar que o planeta não é quadrado. 😉

, , ,

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *