3 de maio de 2007 Felipe

A MTV Hits, os clipes ruins e a fórmula do hip-hop

Na segunda estava assistindo ao MTV Hits em um boteco. Passava um tal programa chamado “My playlist”, onde só vi duas modalidades de clip: os de Hip-Hop e os de banda emo, sendo a proporção entre esses clipes de 9/1 e todos horríveis. Daí estabeleci uma ligação sobre os pseudo-adolescentes de 14 anos que pensam ser o 50 Cent e que são influenciados pela música ruim.

Todos que assisti seguem a mesma estética. Pode ser uma análise prematura, mas tudo pareceu “hip-hop de playboy”, ou seja, coisas que influenciam a galera que anda no Pátio Savassi, por exemplo. Assim, um bom clipe de Hip-Hop começa com fulano convidando alguém pra gravar a música, de modo que a assinatura seja “Cabeça featuring Bizafra”, por exemplo. No caso masculino, você deve fazer cara de malvado o tempo todo e ter pelo menos três figurinos: despojado, informal e terno preto. É bom ressaltar que para o terno é essencial um fundo vermelho ou amarelo. Obviamente, a letra fala de como você é bom e as mulheres gostam de seu som e do seus carros, mas que a sua amada te largou e você tá puto. Assim, arrume uma meia dúzia de mulheres gostosas e uns dois ou três carrões e pronto. Se você for mulher, você tem que cantar sobre o cara que te largou, mas você vai dar a volta por cima. Dispense as mulheres gostosas, mas continue com o carro. No clipe, seu homem quer voltar, mas você vai dar o pé na bunda dele e desfilar em sua Lamborghini.

Para os clipes emo, bem, tem que ser você, um piano e uma praia deserta ou um deserto. Não importa o lugar, desde que passe emoção.

O que mais me espantou na verdade, além da mesmice nos clipes, foi a falta de abertura para outras vertentes. Não vi nenhum clipe de rock, tampouco um mísero R&B (pra ficar na onda black). Será que todo mundo SÓ escuta e assiste Hip-Hop? Ou público-alvo atual da MTV que se interessa somente pelos estilos supracitados?

, , , , ,

Felipe

Jornalista mineiro que mora em São Paulo. Interessado em fotografia, comunicação, esportes, música, mobilidade e bicicletas.

Comments (54)

  1. André ts

    É realmente de assustar! Os clipes que eu realmente gosto (os de rock) só passam de madrugada, no programa “mtv de bolso” e no “mtv lab”. O foda de ter que curtir os clipes, alem de ser de madrugada; e que rola uns lances de mensagem para o ser amado… Mas com vertentes bem “transadas” (pra não falar pornograficas). Ou seja, enquanto rola o clipe, tem umas mensagens idiotas entre casais ocupando a tela!

    Ta dificil realmente poder ver clipes como antigamente…

    Saudações.

  2. As pessoas acham que só serão legais se escutarem as mesmas coisas. Se ser socialmente aceito no grupo de boçais da escola é escutar 50cent, Akon e afins, é exatamente o que eles querem.

    Mas ainda acredito no espírito de garimpeiro que a web pode fazer aflorar (ainda que para uma minoria).

  3. POis é!
    Cadê os clipes do Westlife?? E do Backstreet Boys?? E do 5ive??
    E do MARKY MARK, gente?!?1 CADÊ O MARKY MARK?!?!?!??!

  4. Larissa

    Mtv hits eh mtu bom… naum ouso neyo pra ficar na moda , mas pq ele canta mtu e as letra são bons…

  5. Raíssa

    Bem…

    O fato é que com certeza o mtv hits, assim como os demais programas da atualidade, não é imparcial.
    Ele tem um objetivo. E vai alienar os espectadores o quanto for necessário para conquista-lo.
    Cabe a quem está assistindo ter uma mente crítica. Assim como eu acho q dá pra aprender muita coisa assistinho Big Brother. Não é que eu ache o programa ótimo, mas é um fato que se a pessoa assisti-lo com uma mente crítica (além de rir muito) vai aprender como NÃO deve se comportar.
    Podemos aplicar a mesma coisa para o que é mostrado nos clips da mtv

    😉

  6. eu

    o melhor canal de musica que eu ja vi foi o mtv hits e idiota é quem escuta essas merdas de rock(rock é coisa de burro)

  7. Lucas Matias

    A mtv hits passa todo tipo de clipe inclusive R&B, Rock Soul etc…
    mas ai depende do programa que vc tava vendo tmb…
    e o seu texto está cheio de frases e com pouco conteúdo , tantas linhas pra demonstrar um desagrado pessoal !?

  8. BARBARAH

    GENTE TANTA COISA MAS DIVERTIDA Q FICA IGUAL UM IDIOTA BALANÇANDO A CABEÇA FALTA MAS CLIPE DE BLACK MAS MASMO ASS MTV E O MELHOR CANAL DE CLIPES DE TODOS AS MUSICAS Q EU JA VI OK…..

  9. annynha

    como o “eu” ai disse, eu acho que o mtv hits foi o melhor canal de musica que eu ja vi. passa muito R&B sim. e eles num seguem a mesma estetica não. eu adoro os clipes e as musicas. gosto do som e das letras. se tu não gosta vei, problema teu, porque tem MUITA gente que gosta disso. e como o “lucas” falou ele toca todo tipo de clipe. toca de red hot e metallica a 50 cent e eminem. você que deveria assistir mais antes de criticar.

    :*

  10. kra ele passa muito hip hop mas gosto eh gosto ateh porque o canal eh americano eu assito direto na sky e naum tm nem legenda como se sabe nos estados unidos muitas pessoas em geral os negros gostam de hiphop mas gosto eh gosto qnem eu disse antes

  11. A questão não é ser música “branca” ou “negra” ou “amarela ” ou “verde” ( e essa deve ser a única cor real porque Alien é 100% verde em CGI)… até porque nenhum humano na terra tem essas reais tonalidades.
    O problema é mesmice! Tocar um hip hop sem um R&B (que são perfeitos arranjos de batida com history music e na minha opinião, junto com outros tipos musicais seguem o real conceito de music – coloca vc pra mecher todo o corpo) e com o rock(que arrasam tambem) faria o programa arrasar!!!
    Aparentimente eu seriaa um perfeito figura roqueiro (cabeludo loiro, gosto de andar de preto etc. ), mas o rock de hoje é totalmente diferente da letra + som “rock” de uns tempos atraz!

    Entao é isso que rola, o melhores ambientes em New York e WT que eu fui foram os dos mixados, tanto na música como as pessoas. Acho que por isso o rock fica tão isolado hoje em dia em emissoras e deixa os fans isolados na madruga… E cai na real, Rock não é diferente de nenhum estilo, a grande maioria das letras só fala de sexo droga e sem fundamento, deixando a galera so curtindo a guitarra (que eu tambem adoro e admito), e que na verdade, foi usada em primeiro lugar em músicas de cantores negros 🙂 (e que tenho diversos albums também).

    Então é isso que rola, na verdade todo mundo curti muito esses ritímos e artistas! MTV precisa fazer isso mesmo nos programas isolados… Se eu chego em um ambiente com Beyoncé por exemplo(R&B/hip hop/batidao) + Deftones (puro rock), esse é o lugar que eu e minha galera fica ;)!

  12. Bruno

    kra olha so eu num aceito q vc fike falando de hip hop sem intende do q vc ta falndo tem muito hip hop q num a mesma coisa sempre

  13. Jessica

    Olha, de certa forma seu ponto de vista é um pouco preconceituoso mas vou ser sincera com você eu assisto a mtv hits desde sempre e não é bem assim, com certeza o que toca mais é emo e hip-hop, porque são os sons da moda, digamos assim, mas como você mesmo disse não passou nenhum clip de R&B né, mas calhou de você pegar uma semana/horário em que deêm enfase a esses estilos musicais porque semana passada só passou clips de R&B, Classic Soul, porque vai lançar o cd novo da Alicia Keys e como eles dizem “Alicia Keys Takeover”, ou seja a semana inteira a programação foi dela, ela escolheu os clips e etc, eles só não abrem mão de TRL (é tipo uma parada musical os 10 mais votados do dia) e até mesmo o próprio TRL que é a convenção de músicas da moda, abre mão disso pra criar “semanas”, tipo Rock Band, era uma batalha de bandas e que astros do rock davam notas e tudo mais…

    Então acho que você deveria ser um pouco mais cabeça e assistir o canal direito antes de reclamar sem conhecê-lo….

    beijos
    Tchau =D

  14. William

    Concordo plenamente com o excesso absurdo de hip-hop na MTV Hits, não tenho nada contra, até gosto, mas acho q a grade deveria ser mais diversificada.
    Vlw.

  15. gil brother

    ha nun to nem ai eu gosto pra caralho tanto rock quanto hiphop,por isso acho essa discussão besta.agora odeio esse bando de modista que escuta so porque a musica ta na moda seja hiphop ou rock ouvi um modista fla que dont matter do akon e foda sendo q essa musica e um lixo e de da vontade de massacra esse merda.otra coisa morte aos emos tb.away

  16. nathan

    Realmente, o verdadeiro rock está muito em baixa, das bandas que ainda tocam esse rock podemos citar: U2, Greenday, Foo Fighters, The Cure, White Stripes e Red Hot Chili Peppers. Tá faltando um novo “Beatles” na nossa era 2000. A MTV influência a nova geração, se eles ficarem só tocando Hip-Hop é claro que vai ter gente que vai passar a gostar desse estilo musical. Por exemplo se a MTV quiser trocar o Hip-Hop por qualquer outro estilo e ficar tocando isso meses e meses é óbvio que as pessoas vão ser influenciadas. Mesmo assim eu achei um absurdo quando eles passaram “Hip-Hop Classic”, que eu saiba não existia um Hip-Hop de qualidade nos anos 70 e sim um Rock ( e que justamente naquela época era o Rock que a MTV influenciava). O poder da mídia é forte!

  17. Amanda

    Cadê os clips do 50cent ????
    Gente,precisa passar + clips legais!!!
    Não só Hip Hop e clip de emo!!!!!!!!

  18. rock pode ser ateh mais decente q rap,
    soh q os clipes são em geral uma merda..
    clipe massa eh rap e hip-hop!!!
    salve a mtv hits e fuck clipes pobres e chatos..

  19. Ana Helyne

    Cada tipo de música passa em um canal diferente. A mtv hits, toca mais o estilo BLACK MUSIC. mas como você mesmo disse, você ficou assistindo num boteco. você não fica 24 h com a tv ligada na mtv hits pra saber o que se passa. Passa de TUDO um pouco isso eu te garanto. Portanto, antes de falar tenta ao menos procurar SABER BEM o assunto, ta? Não critique uma coisa que você é totalmente ignorante sobre o assunto. Quer rock? mtv hits passa rock. emo, música lenta, eletronica, dance, hip-hop, rap, r&b, entre outros. Outra coisa, procure escutar mais hip-hop e você vai ver que não é nada disso do que você ta falando. Cara, tem tanta música BOA que faala sobre a NOSSA realidade, o mundo das drogas, fala como os caras venceram na vida. mais uma vez, repito. ANTES DE CRITICAR, PELO MENOS TENTE ESTAR POR DENTRO DO ASSUNTO, beleza? Ou vocÊ acha que aqui no brasil é diferente? Que as musicas tem letras?

  20. Sua mae

    larga de ser caipira, desde quando hip hop é musica ruim? não é so porque vc n gosta do estilo do clipe que a musica é ruim, com certeza vc deve preferir um clipe onde 3 caipira sentem em cima de um cavalo e fica cantando e laçando boi ao mesmo tempo, 7 das musicas que mais reprisam na mtv hits estao no top 10 do canal CNN international, entao abaixa a bola ai antes de falar sobre oque vc n sabe, se vc n tem o minimo de aculturaçao por parte da cultura americana o problema é seu, esse é o estilo de musica que eles gostam e é o estilo de musica que eu gosto se vc n gosta foda se ninguem liga pra vc continua ouvindo seu pagode ou seu forró que vc vai longe, mas vai deixar de experimentar o melhor estilo de musica que ja inventaram

  21. Owned

    Ou seja owned, o cara que fez o post só ouviu bosta ele é uma minoria burra que nunca escreveu nada que presta na vida, entao pra ele só restou os blog onde vc pode falar qualquer bosta que queira

  22. Diego

    Pode ser isso,

    ou ele é só um cara com uma opinião e usou o blog DELE pra compartilhar com quem quiser. Se você se sentiu incomodado, foi mal cara, é só não acessar! Fácil!

  23. ok

    calaboca , qlquer coisa hj em dia e melhor q o tvz , q agora fica passando akeles vidiozinhos idiotas entre os clipes antes era bem melhor..prefiro ver o mtv hits

  24. Roberto Salles

    Realmente os clips de hip hop são bestiais e já saturaram pela falta total de criatividade, se deixam levar pela babaquice de ficar botando bunda de mulheres de caráter dúvidoso(pra não entrar no termo correto!), mostrando carrões caríssimos e bens de valores elevados, sempre com o mesmo cordão de ouro, cara de bandido, independente da cor do malandro ou malandra, dom vocal duvidoso, visto que existem muitos programas que editam tanto a voz do infeliz que fica difícil acreditar que acharam o resultado final bom, a maioria dos clips de hip hop mostram uma realidade que não é nossa…nem muito menos deles, ainda mais hoje em dia com a atual crise econômica.

    Não posso deixar de lembrar dos clips antigos de hip hip, lá pelos bons e criativos anos 80, onde havia uma intenção de lutar pela independência e orgulho racial, havia um quê de precariedade que não ofuscava nem um pouco o esplanar de idéias honestas e revolucionárias, talvez tenham alguns que com certeza estejam vendo esse clichê que se tornou os clips de hip hop e estejam se espelhando em épocas passadas, como Snoop Dog em Sensual Seduction, e a parceria de Kanye West e os André 3000 e companhia, numa música com métrica, ritmo e lírica, que chamam a atenção sem precisar esfregar uma realidade rica e ofensiva que mente aos que gostam de sonhar com algo que nunca terão pois muitas das vezes os “estranhos” que “cantam” e seus clips …idem….só se fortalecem numa realidade que só é possível com as câmeras e maquiagem…porque por detrás da câmera torna-se duvidoso o “the life style of richies and famous” da maioria desses “estranhos” que “cantam” ou pensam que fazem isso, mas que pela apologia capitalista…se depreciam cada vez mais…levando um estilo que conheço e acredito que quem conheça bem possa entender o que estou falando, no mais ouçam o hip hop brasileiro que é bem melhor e expressa a realidade da nossa nação, mas cuidado, o chão é mais duro que a cama, e o sono há de se exaurir …extinguindo a ilusão que os norte-americanos insistem em contaminar!

  25. David_LM

    Eu quero Black eyed peas, black sabbath, guns’n rose, etc…
    so passa clipe de emo e hip-hop (Black Eyed Peas é hip-hot mais é diferenciado as vezes nem parece Hip-Hop) os de hip-hop so passa caras com um colar gigantesco um carro de não sei quantos milhões de dolares mulheres gostosas e cantando a mesma coisa (dignow digflow e balançando a cabeça e a mão!)

  26. talitha

    EU SEMPRE ASSISTO A MTV HITS SÓ QUR TEM UM PROBLEMA PASSA TODO O DIA TODA HORA OS MESMOS CLIPS EU ACHO QUE DEVERIA MUDAR UM POUCO UM EXEMPLO:DE MANHÃ PODERIA PASSAR UM RITIMO DE TARDE UM OUTRO A NOITE E UM OUTRO DE MADRUGADA OU PODERIA PASSAR UM POUCO DE TUDO ASSIM TODOS FICAVAM FELIZES SEM RECLAMAR MAIS COM UMA CONDIÇÃO TEM Q TER TAMBÉM TOKIO HOTEL POR QUE ESSA BANDA É DE MAIS , METÁLICA E KISS ESSE ROCK BEM DOIDO

  27. talitha

    BJSSSSSSSSS AI PRA GALERA DO ROCK A PARA TODO O MUNDO PRA NINGUÉM SE SENTIR MAL…A PESSOAL NÃO TENHO NADA CONTRA PESSOAS Q CURTI OUTRO TIPO DE MUSICA CADA UM COM SEU RITIMO ASSIM TODOS SÃO FELIZ.VALEW GALERA

  28. Yuri

    Na MTV HITS 99% dos clips são uma porcaria, mas ja vi boas banda de madrugada como Slipknot e Metallica

  29. edu

    eu queria sabe se alguem sabe o nome do clip ke passo na mtv hits ke passa em uma tela dividida um menino arrumando sapato o (pobre) e do outro lado um rico se alguem sobe por favor me diz precisso muito ouvi akela musik se souberem me respondão nesse email du-bad-boy@hotmail.com ou nesse du_linduu@hotmail.com

    Linduu com 2 u mesmo

  30. jessica

    kra eu adoro assisti clips na MTV
    qm nao gosta problema é de vcs pq muitas pessoas curtem
    assim como eu e a galera do oswaldo cruz!!!!
    bjooosssssssss

  31. Anderson

    Pessoas ignorantes,não sabem nem escrever direito e ficam falando merda.
    A MTV Hits é um canal que passa clipes diversificados de todos os estilos, não só Hip Hop e Emo! É só assisitir para entender o que eu estou falando Ok!!?
    Abraço

  32. Rafael

    É, na mtv hits só tem na grade de horário quase 80 por cento preenchida com hip-hop, mas os 20 por cento restantes são bem variados. O melhor horário pra assistir é pela manha…hoje peguei uma videografia do Greenday.

  33. Também concordo com o criador do tópico sobre o Hip-Hop: não gosto e acho muito repetitivo, mas respeito quem gosta. Entretanto, só assisto a MTVHits durante a tarde ou noite, mas conheço a programação diária e sei que passam várias músicas boas. O que eu faço quando está passando Hip-Hop é simplesmente mudar para o VH1, que também passa uns clipes bons e novos durante a tarde. Já sobre o TVZ, passa música boa lá também, mas repete as mesmas a semana toda e passa algumas nacionais que eu não gosto,como essas modinhas de NXzero e Strike…

  34. gisele

    eu gostaria d reclamar sobre os clipes da mtv, pois eu adoro hip hop e eles so passam clipes d rock e eu ñ gosto! e quando tem de hip hop eu ñ to em casa
    intão gostaria de pedir q passem mais clipes de hip hop
    obrigado

  35. gisele

    olha eu adoro a mtv e va a merda qm ñ gosta + eu gostaria d + clipes de rap e hip hop eu respeito os outros tipos d musica + esses rokeiros e emos de merda fk falando bosta e ñ sabe d nd

  36. Annie Sue Candy

    A MTV Hits realmente é um canal péssimo, mas, esses dias eu assisti um clipe de uma dupla chamada 3OH!3 com a música Don’t Trust Me e adorei!!! Sendo que meu estilo de banda se encaixa mais com Depeche Mode, Panic At The Disco e Fall Out Boy!!

  37. CINTIA VARGAS

    TEM PASSAR SO MADONNA NA MTV,ELA E DEMAIS E E A RAINHA DO POP ,E ADOTOU 2 CRIANÇAS NEGRAS LINDAS E AINDA POR CIMA E PODEROSISSIMA!EU AMO A MADONNA DEMAIS!

  38. Daiano

    a mtv hits tem que passar muito mais rock, metal, e muito rock! que merda de hip-hop! tem que passar All That Remains, Avenged seven fold !, bullets for my valentine, Disturbed, TRIVIUM e outros sacow!!!!!! rock roll.

  39. PGuarnier

    Não curto muito clipes, sou mais da musica mesmo. Mas me lembro da MTV nos anos 90, passava clipes mais diversificados, Oasis, Blur, Sepultura, Rage Aganist Machine, U2, e até do Jimmi Hendrix!!!!!!!!! Não existia emo, o hip hop ñ estava na moda, de ruim só o Bon Jovi, mas, pensando bem comparado com o que existe hoje, até deste dá saudade.

  40. Leonardo

    A meu, vai toma no *, rap eh a melhor coisa que existe, e se for para um pais desenvolvido vai ver que é verdade.

    Resposta: Se sua ideia de pais desenvolvido for somente os Estados Unidos, você é um idiota.

  41. Levy

    a parte dos emos é a parte + idiota e fresca e q só pensam em se cortar, chorar, ser frescos. o bom msm é o hip hop. e se vcs ‘moças’ q gostam dessa porcaria de rock vão a merda. se ñ quiserem ver hip hop mudem d canal, pq dependendo d tds q amam o hip hop, continuará a passar por muito tempo, antes do canal se rebaixar a grande meda do rock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *